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Passo Fundo

Uber e outros aplicativos: Lócus faz a cobertura da votação sobre o Transporte Privado de Passageiros no Município de Passo Fundo

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Embora tenha sido aprovado por todos os vereadores, muitos criticaram o vazamento de informações pelas redes sociais de que o Projeto seria engavetado pela Casa.

O Projeto de Lei (PL) n. 85/2017, que regulamenta o sistema de transporte privado de passageiros em Passo Fundo, foi aprovado por unanimidade. Proposto pelo vereador Mateus Wesp (PSDB), o PL estabelece normas para que aplicativos como o Uber e Cabify possam operar na cidade de forma regimental e, assim, sejam alternativas aos sistemas já utilizados e regulamentados, como ônibus ou táxis.

Na Tribuna, Roberto Toson (4:00) destacou que as empresas privadas podem explorar livremente a atividade de transporte. No entanto, a Lei visa estabelecer que algumas regras sejam seguidas para a segurança dos usuários, como o histórico do motorista, por exemplo.

Mateus Wesp, autor do Projeto, apontou que em outras cidades muitas discussões e brigas marcaram os debates em torno do assunto, o que não se passou em Passo Fundo. A Associação dos Taxistas inclusive foi a favor da regulamentação, apoiando a decisão dos vereadores. Para o vereador, o Projeto é para o benefício de toda a cidade, pois novos empregos serão gerados e parte da demanda por formas alternativas de transporte pode ser suprimida.

Dalla Lana (13:00) apontou que os taxistas são agentes de turismo. Antes da internet, eram eles os responsáveis por mostrar a cidade às pessoas de fora. Conforme relatou, os próprios taxistas o procuraram para votar a favor do Projeto. No entanto, sua preocupação recai sobre alguns casos de violência envolvendo os motoristas do Uber e outros aplicativos. Faz-se necessário, portanto, a constante fiscalização dessas atividades.

Alex Necker (18:00) relatou que o Projeto começou mal: antes mesmo de o debate acontecer, estava sendo exposto a opinião dos vereadores em outdoor na cidade. Para ele, foi uma atitude equivocada, pois o assunto é novo e não há consenso no Brasil sobre a matéria.

Patric Cavalcanti (24:00) disse que o Projeto não foi votado antes porque era necessário parecer da assessoria jurídica da Casa. Para ele, o assunto é complexo, sendo necessário estar seguro da posição do jurídico. Destacou que o Congresso Nacional vai seguir semelhante posicionamento. Criticou o vazamento de informações na cidade pelas redes sociais de que o Projeto não seria votado, isso porque não houve possibilidade para apreciar a nova legislação na Câmara de Vereadores em tempo hábil.

Ronaldo Rosa (29:30) apontou que achava necessário limitar o número de veículos que circulariam na cidade, mas que para muitos isso é reserva de mercado, não se fazendo necessária sua emenda.

Marcio Patussi (33:00) disse que foi surpreendido pelo vazamento de informações sobre a votação do Projeto, criticando duramente tais medidas. Para o vereador, embora o Projeto seja muito importante, pois o mundo caminha com a tecnologia, não pode ser feito política dessa forma, sendo até necessário uma Audiência Pública para tratar do tema. Lembrou ainda que o Projeto precisa ser sancionado pelo Prefeito.

Saul Spinelli (38:00) fez duras críticas ao vereador Mateus Wesp, apontando que foi do seu gabinete o vazamento de informações sobre o engavetamento do Projeto, pois já havia sido pactuado pelos vereadores que todos aprovariam a nova Lei.

 

Como os vereadores votaram

 

À proposição, foram aprovadas duas emendas parlamentares e uma subemenda:

Motocicletas: de autoria do vereador Roberto Gabriel Toson (PSD), autoriza a utilização de motocicletas nesse tipo de sistema de transporte privado;

Permissionários: Patric Cavalcanti, através da Mesa Diretora, protocolou uma subemenda que visa suprimir a redação que proíbe aos permissionários de táxis a participação neste sistema;

Tempo de utilização dos veículos: Cavalcanti apresentou uma emenda que alterou o tempo de utilização do veículo cadastrado que deverá possuir, no máximo, cinco anos de utilização, contados da data de seu emplacamento.

Vídeo da votação completa disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OBxaFScVHXY

Passo Fundo

Em votação dividida, vereadores reprovam subsídios às empresas de transporte

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A medida estava sendo amplamente criticada pelos setores da sociedade.  Na dicotomia “salvar o sistema público de transporte” e “controle dos gastos públicos”, prevaleceu o segundo

A pandemia veio como uma avalanche sobre a economia brasileira. O “fique em casa, a economia a gente vê depois” mostrou ser mais um jargão politiqueiro do que uma solução para a crise que se instalava não só na saúde, como nas finanças como um todo: empresas fechadas, setores com baixa demanda, demissões em massa. Isso sem contar naqueles que, amparados pela força estatal, submeteram empresários a prisões forçadas ou vendo seus negócios lacrados por agentes de saúde. Um fiasco.

Consequentemente, a conta um dia viria. Sobre o setor de transporte público, é evidente que seu uso depende de que o resto esteja em pleno funcionamento. A pandemia diminuiu consideravelmente os números do setor. Com restrições, as pessoas se obrigaram a valer de outras formas de locomoção. Com muitos desempregados, o Uber e outros aplicativos se tornaram opção para muitos. Uma corrida de Uber, em muitos casos, estava “pau a pau” com uma passagem de circular urbano, o que prejudicou ainda mais as finanças de empresas como a Coleurb e a Codepas, de Passo Fundo.

Na Câmara de Vereadores de Passo Fundo, em regime de urgência, de autoria do Poder Executivo Municipal, o PL 107/2022 queria garantir cerca de R$ 8 milhões para as duas empresas municipais. Para uns, a medida não implicava “apoio às empresas”, mas a “salvação do setor público de transporte urbano” – muitos já não caem nessa conversa. Para outros, a pandemia afetou quase que a totalidade dos empresários e setores da economia, sendo injusto o destino de tanto subsídio concentrado em duas empresas. E as demais, como ficam?

Por 11 votos contrários a 9 favoráveis, o subsídio foi reprovado.

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Passo Fundo

Dinheiro para a COLEURB: Pedro Almeida mandou um projeto ridículo, horrível e vergonhoso para a Câmara de Vereadores

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dinheiro para a coleurb

Estes três adjetivos deram o tom da entrevista coletiva concedida pelos vereadores da oposição em Passo Fundo, sobre o Projeto de Lei que quer subsidiar a Coleurb e a Codepas

Os vereadores da oposição chamaram a imprensa de Passo Fundo para uma coletiva nesta quarta, 7 de dezembro. A apresentação foi liderada pela vereadora trabalhista Professora Regina, que conduziu com maestria o evento responsável por esclarecer a posição dos oposicionistas sobre o PL 107/2022 e escancarar o amadorismo do Executivo no envio do pobríssimo texto para a casa, em regime de urgência.

Também participaram da coletiva os vereadores Ada Munaretto (PL), Rufa (PP), Ernesto dos Santos (PDT), Eva Valéria Lorenzato (PT), Tchequinho (PSC), Gleison Consalter (PDT), Rodinei Candeia (Republicanos) e Sargento Trindade (PDT).

Veja também: Prefeito Pedro Almeida quer dar dinheiro para a COLEURB. Você concorda com esta farra? e Subsídio para COLEURB é um verdadeiro saque ao dinheiro público.

Existem dois grupos distintos de vereadores contrários ao subsídio entre os oposicionistas: os que não querem dinheiro público na mão de empresas privadas de qualquer maneira e os que não querem liberar os valores sem uma melhor transparência e garantia de contrapartidas, como prestação de contas e manutenção dos empregos. No primeiro grupo, destacam-se Ada, Tchequinho e Candeia.

“Ridículo e horrível” foi a definição dada pelo vereador Gleison Consalter para o projeto, destacando que várias empresas foram afetadas pela pandemia, não apenas as de transporte. “Vergonhoso” ficou a cargo de Tchequinho, que lembrou das dificuldades habitacionais na cidade, como nas ocupações na região do Bourbon, e agora “querem dar dinheiro para a Coleurb”.

Coletiva sobre o PL 107/2022. Foto: Câmara de Vereadores de Passo Fundo.

Nota-se que o prefeito está queimado com este grupo de vereadores. O chefe do executivo mandou um projeto ruim para a Câmara, o que gerou a elaboração de diversas emendas na casa que agora recebe insinuações de má-vontade, de estar “trancando a pauta” e até usando o caso para objetivos eleitorais de olho em 2024. Insinuações repudiadas com veemência e pronunciamentos inflamados de Ada e Candeia.

Coleurb e Codepas provavelmente receberão este dinheiro, mas não será tão fácil como pretendia a prefeitura e o grupo político que comanda a cidade desde 2013. O povo de Passo Fundo terá que sofrer mais um pouco até o segundo capítulo desta novela, com a licitação do transporte público de fato. Este, só Deus sabe quando sai.

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Passo Fundo

Passo Fundo terá nova edição do evento “O Despertar da Direita”

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O evento está previsto para o próximo dia 6, às 19h, na sede do Sindicato Rural

Na sua 4ª edição, o evento “O Despertar da Direita” contará com a palestra “Para onde o STF está levando o Brasil“, do vereador Rodinei Candeia (Republicanos), no Sindicato Rural, em Passo Fundo.

A seguir, é possível ver o texto de divulgação pelos organizadores do evento, além de link para inscrição. No card, logo abaixo, é possível visualizar mais informações sobre horário e endereço do local.

A Constituição Federal não foi rasgada.

Foi rasgada, pisada, queimada… E agora está sendo reescrita.

O Supremo Tribunal Federal (STF), que deveria servir ao povo, revelou-se uma quadrilha que, a cada canetada, coloca mais uma algema nos punhos da população.

Onde isso vai parar? Que Brasil estamos deixando para as próximas gerações?

Após 3 anos em silêncio, O Despertar da Direita está de volta. Para ajudar a lançar luz em um momento tão obscuro, faremos o primeiro de muitos encontros. Neste, teremos uma palestra sobre o tema Para onde o STF está levando o Brasil?, com o convidado Rodinei Candeia.

Sua entrada é 100% gratuita, mas pedimos que confirme sua presença entrando no grupo oficial do evento, tocando no link:

https://chat.whatsapp.com/J5L4i4nUfREJfm6JEsExCy

Divulgue para seus amigos interessados. Precisamos nos unir.

O Despertar da Direita

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