Roberto Jefferson está empolgado. Há uma possível dobradinha entre o Deputado Jair Bolsonaro e o Senador Magno Malta em uma chapa presidencial. Ele postou em sua conta no Twitter:
“Acredito que essa dobrada, com @jairbolsonaro e @MagnoMalta é poderosa, ainda mais com o tempo de TV do PR. Começo a acreditar que Bolsonaro chegará no segundo turno. Não se sabe contra quem, mas ele deve estar lá”.
Será que o eleitorado se empolga também? Ainda que Malta compartilhe dos posicionamentos conservadores do Deputado, há um fator negativo em uma possível aliança: o partido do potencial vice. O PR foi fiel aliado do PT durante os mandatos de Lula e de Dilma. Além disso, teve inúmeros de seus integrantes envolvidos no escândalo do “Mensalão”. Valdemar da Costa Neto, que presidiu a legenda por muitos anos e que mantém enorme influência entre os filiados, chegou a ser condenado e preso por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no julgamento do caso.
Para vencer a eleição presidencial, Bolsonaro precisará de mais do que militantes em aeroportos e internautas postando em páginas no Facebook. Será necessário apoio político e tempo de TV. Mais do que um vice em sintonia com o titular, a aliança pragmática com o PR poderá fornecer esses instrumentos. No entanto, abrirá o flanco de sua candidatura para ataques de adversários no campo da ética e da moral. Mesmo sem estar envolvido em nenhum caso de corrupção, Bolsonaro será cobrado por ter se unido a um partido repleto de condenados e fichas-sujas.
É bom lembrar que um dos trunfos eleitorais de Bolsonaro é não ser visto como parte do sistema político, ainda que seja integrante do Legislativo há vários anos. A percepção pública em relação ao Deputado é que se trata de uma figura de fora, de um desgarrado convicto, de um lobo solitário brandindo contra a impunidade e os criminosos. Vai ser difícil bancar o outsider tendo mensaleiros no palanque.
Se você gostou deste artigo ou de outros de nossos materiais, clique no link abaixo apoie Lócus fazendo uma assinatura anual. Com ela você terá acesso a conteúdos exclusivos.