Dentre as exigências presentes no edital estão bancos de couro e tela multimídia de 5 polegadas. O veículo custou 95 mil reais.
Para certos serviços, um veículo popular é suficiente na Prefeitura de Passo Fundo. Para outros, é preciso contar com a força e conforto de um Ford Ecosport Titanium AT, um veículo de quase R$ 100 mil.
Adquirido por solicitação da Secretaria de Administração através do Edital 027/2018, processo 2017/39744, o veículo foi vendido pela empresa Someval Sociedade Mercantil de Veículos Automotores LTDA, da cidade de Tubarão, SC. O valor exato: R$ 95.080,00.
Empenho na transparência da PMPF: Recursos Próprios.
O edital detalha em um documento anexo as características do veículo a ser fornecido para a secretaria. As exigências são:
“VEÍCULO TIPO CAMIONETA SUV (UTILITÁRIO ESPORTIVO), com as seguintes características técnicas mínimas: 01 unidade -Novo, zero quilômetro; Ano/Modelo 2017/2018; Cor preta; Para-choques na cor do veículo; 04 (quatro) portas; Capacidade para 05 (cinco) passageiros; Motor com potência mínima de 138 CV; Câmbio automático de, no mínimo, 04 (quatro) velocidades; Direção hidráulica ou elétrica; Air bags frontais para motorista e passageiro dianteiro; Câmera de ré; Ar condicionado; Kit multimídia com tela mínima de 5” (cinco polegadas) sensível ao toque; Controles de áudio e chamada no volante; Rádio AM/FM, Bluetooth, entrada USB e auxiliar; Revestimento interno em couro; Limpador e desembaçador traseiros; Vidros com película protetora; Espelhos e vidros elétricos (com interface) dianteiros e traseiros; Travas elétricas nas 04 (quatro) portas; Capacidade do tanque de, no mínimo, 50 litros; Freios a disco duplo, ventilado na dianteira e sólidos na traseira, com ABS e EBD; Rodas de liga leve de, no mínimo, 16” (dezesseis polegadas) e pneus novos de, no mínimo, 215/60 R16 radiais; Protetor de cárter do motor; Porta-malas de, no mínimo, 280 litros; Jogo de tapetes originais da montadora; Todos os equipamentos obrigatórios e de segurança exigidos pelo Código Brasileiro de Trânsito em vigor e pelo DETRAN; Garantia mínima de 24 (vinte e quatro) meses, sem limite de quilometragem“.
Termo de homologação – autorizada a despesa.
No site da Ford, o Ecosport é oferecido em versões que vão de R$ 69.690,00 (SE Direct 1.5 AT) até R$ 99.990,00 (Storm 2.0 4WD AT). A versão Titanium 2.0 AT escolhida pela Prefeitura fica em segundo lugar entre as mais caras e completas. A simples exigência da cor preta, ainda segundo o site, adiciona R$ 1.300,00 ao custo do veículo.
A Secretaria de Administração
Segundo o site da Prefeitura de Passo Fundo, a Secretaria de Administração é responsável pelos recursos humanos, patrimônio, tecnologia, frota, licitações, contratos e documentos oficiais.Seu foco é altamente burocrático e não foge muito dos limites da cidade.
Conheça a secretária.
A titular da Secretaria, a advogada Marlise Lamaison Soares, teve baixo gasto de diárias durante todo o seu tempo de trabalho. No governo Luciano até o momento, recebeu R$ 7.714,72, desde 2013, para viagens rápidas de acompanhamento do prefeito e ou recebimento de premiações.
A necessidade deste tipo de veículo em detrimento de uma “viatura comum” é discutível. Ainda que seja destinado para outro uso dentro da administração municipal, é um gasto preocupante neste momento de crise e prefeitura endividada.
A medida estava sendo amplamente criticada pelos setores da sociedade. Na dicotomia “salvar o sistema público de transporte” e “controle dos gastos públicos”, prevaleceu o segundo
A pandemia veio como uma avalanche sobre a economia brasileira. O “fique em casa, a economia a gente vê depois” mostrou ser mais um jargão politiqueiro do que uma solução para a crise que se instalava não só na saúde, como nas finanças como um todo: empresas fechadas, setores com baixa demanda, demissões em massa. Isso sem contar naqueles que, amparados pela força estatal, submeteram empresários a prisões forçadas ou vendo seus negócios lacrados por agentes de saúde. Um fiasco.
Consequentemente, a conta um dia viria. Sobre o setor de transporte público, é evidente que seu uso depende de que o resto esteja em pleno funcionamento. A pandemia diminuiu consideravelmente os números do setor. Com restrições, as pessoas se obrigaram a valer de outras formas de locomoção. Com muitos desempregados, o Uber e outros aplicativos se tornaram opção para muitos. Uma corrida de Uber, em muitos casos, estava “pau a pau” com uma passagem de circular urbano, o que prejudicou ainda mais as finanças de empresas como a Coleurb e a Codepas, de Passo Fundo.
Na Câmara de Vereadores de Passo Fundo, em regime de urgência, de autoria do Poder Executivo Municipal, o PL 107/2022 queria garantir cerca de R$ 8 milhões para as duas empresas municipais. Para uns, a medida não implicava “apoio às empresas”, mas a “salvação do setor público de transporte urbano” – muitos já não caem nessa conversa. Para outros, a pandemia afetou quase que a totalidade dos empresários e setores da economia, sendo injusto o destino de tanto subsídio concentrado em duas empresas. E as demais, como ficam?
Por 11 votos contrários a 9 favoráveis, o subsídio foi reprovado.
Estes três adjetivos deram o tom da entrevista coletiva concedida pelos vereadores da oposição em Passo Fundo, sobre o Projeto de Lei que quer subsidiar a Coleurb e a Codepas
Os vereadores da oposição chamaram a imprensa de Passo Fundo para uma coletiva nesta quarta, 7 de dezembro. A apresentação foi liderada pela vereadora trabalhista Professora Regina, que conduziu com maestria o evento responsável por esclarecer a posição dos oposicionistas sobre o PL 107/2022 e escancarar o amadorismo do Executivo no envio do pobríssimo texto para a casa, em regime de urgência.
Também participaram da coletiva os vereadores Ada Munaretto (PL), Rufa (PP), Ernesto dos Santos (PDT), Eva Valéria Lorenzato (PT), Tchequinho (PSC), Gleison Consalter (PDT), Rodinei Candeia (Republicanos) e Sargento Trindade (PDT).
Existem dois grupos distintos de vereadores contrários ao subsídio entre os oposicionistas: os que não querem dinheiro público na mão de empresas privadas de qualquer maneira e os que não querem liberar os valores sem uma melhor transparência e garantia de contrapartidas, como prestação de contas e manutenção dos empregos. No primeiro grupo, destacam-se Ada, Tchequinho e Candeia.
“Ridículo e horrível” foi a definição dada pelo vereador Gleison Consalter para o projeto, destacando que várias empresas foram afetadas pela pandemia, não apenas as de transporte. “Vergonhoso” ficou a cargo de Tchequinho, que lembrou das dificuldades habitacionais na cidade, como nas ocupações na região do Bourbon, e agora “querem dar dinheiro para a Coleurb”.
Nota-se que o prefeito está queimado com este grupo de vereadores. O chefe do executivo mandou um projeto ruim para a Câmara, o que gerou a elaboração de diversas emendas na casa que agora recebe insinuações de má-vontade, de estar “trancando a pauta” e até usando o caso para objetivos eleitorais de olho em 2024. Insinuações repudiadas com veemência e pronunciamentos inflamados de Ada e Candeia.
Coleurb e Codepas provavelmente receberão este dinheiro, mas não será tão fácil como pretendia a prefeitura e o grupo político que comanda a cidade desde 2013. O povo de Passo Fundo terá que sofrer mais um pouco até o segundo capítulo desta novela, com a licitação do transporte público de fato. Este, só Deus sabe quando sai.
O evento está previsto para o próximo dia 6, às 19h, na sede do Sindicato Rural
Na sua 4ª edição, o evento “O Despertar da Direita” contará com a palestra “Para onde o STF está levando o Brasil“, do vereador Rodinei Candeia (Republicanos), no Sindicato Rural, em Passo Fundo.
A seguir, é possível ver o texto de divulgação pelos organizadores do evento, além de link para inscrição. No card, logo abaixo, é possível visualizar mais informações sobre horário e endereço do local.
A Constituição Federal não foi rasgada.
Foi rasgada, pisada, queimada… E agora está sendo reescrita.
O Supremo Tribunal Federal (STF), que deveria servir ao povo, revelou-se uma quadrilha que, a cada canetada, coloca mais uma algema nos punhos da população.
Onde isso vai parar? Que Brasil estamos deixando para as próximas gerações?
Após 3 anos em silêncio, O Despertar da Direita está de volta. Para ajudar a lançar luz em um momento tão obscuro, faremos o primeiro de muitos encontros. Neste, teremos uma palestra sobre o tema Para onde o STF está levando o Brasil?, com o convidado Rodinei Candeia.
Sua entrada é 100% gratuita, mas pedimos que confirme sua presença entrando no grupo oficial do evento, tocando no link: