Com o fim do 1° turno, é necessário que os eleitores de Jair Bolsonaro evitem atacar os eleitores nordestinos por terem votado em Fernando Haddad. Deveriam é investir no convencimento dessa população, elevando os índices do candidato do PSL, que mostrou ser muito mais competitivo na região que outros adversários do PT em eleições passadas.
Para se ter uma ideia do desempenho de Bolsonaro, ele conseguiu vencer em cinco das nove capitais nordestinas. Em Aracaju (SE) teve 39%, em João Pessoa (PB) 49%, em Maceió (AL) 52%, em Natal (RN) 44% e em Recife (PE) 43%. Ainda que tenha levado três capitais (Salvador, São Luís e Teresina), o fato é que o PT foi empurrado para o interior. Se tornou um partido de grotões, onde graceja a miséria e completa falta de informação.
É difícil que Bolsonaro ganhe de Haddad na disputa pelo Nordeste no 2° turno. Mesmo assim, um desempenho razoável ali pode fazer toda a diferença para se alcançar a vitória nacional. Esse objetivo, entretanto, não será alcançado desmerecendo quem ainda permanece sequestrado pela mistificação lulopetista.
Se você gostou deste artigo ou de outros de nossos materiais, clique no link abaixo apoie Lócus fazendo uma assinatura anual. Com ela você terá acesso a conteúdos exclusivo.