No Programa Legião de 18/09/2018 foi noticiado que haveria o evento “Lula é Haddad” na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que estava marcado para ocorrer em frente à Faculdade de Educação, um reduto da esquerda na Universidade. Veja na imagem a seguir:
A matéria pode ser conferida AQUI. O local de realização do evento precisou ser alterado, acontecendo em frente da Faculdade Arquitetura (na rua). A Faculdade de Educação fica centralizado entre outros prédios, sem ruas de acesso que poderiam parecer que o evento estivesse ocorrendo na própria Universidade. Lei Eleitoral, ofícios e outras instruções normativas (como o OFÍCIO Nº 106.2018/CONIF) precisam ser rigorosamente seguidos até o final do período eleitoral, proibindo expressamente eventos dessa natureza.
No entanto, parece que a lei não vem sendo seguida com rigor. Isso porque os cursos de Psicologia e Serviço Social da UFRGS suspenderam aulas para fundar comitê de base e convocam atos contra Bolsonaro.
Conforme consta no site Esquerda Diário, “em grande assembleia nesta segunda-feira (15) os estudantes de Psicologia e Serviço Social da UFRGS aprovaram a fundação de um comitê de base para se organizar contra Bolsonaro e a extrema direita, com paralisação das atividades no Instituto na próxima semana e construção dos atos que ocorrem nesta quinta-feira (18) e no sábado (20) em Porto Alegre. Na assembleia também estiveram presentes funcionários e professores.”
No site dos cursos (lembrando que o curso de Serviço Social é integrado ao Departamento de Psicologia), nada consta. Ainda hoje (18), em contato com a secretaria do Departamento, a informação dada é que nesta semana as aulas estão suspensas por conta da Semana Acadêmica. Na próxima, as aulas voltarão normalmente. Mesmo assim, circula informações entre os alunos que a semana pré-eleições será de muitos protestos contra o candidato Jair Bolsonaro, com suspensão das aulas para intensificação das atividades.