Nesta terça-feira (29), a Faculdade de Direito da USP (Largo São Francisco) vai sediar o Ato Público “Tod@scom Jean Wyllys: em defesa da democracia”, promovido pelo PSOL e o Centro Acadêmico Onze de Agosto. O evento está sendo divulgado na página do PSOL e pelo Facebook.
Segundo consta no site do PSOL, o evento terá a presença de juristas, lideranças partidárias, intelectuais, artistas e movimentos sociais para apoiar a decisão de Jean Wyllys. No comunicado, informam que: “Entendemos que sua saída se dá por uma degradação da democracia nacional, já que mesmo eleito pelo povo, o Deputado não se sente seguro para assumir seu próximo mandato.“
Na página do Facebook, a justificativa do evento se dá nos seguintes termos: “A decisão de Jean Wyllys de não assumir um novo mandato como deputado federal é um duro golpe que mostra o estado de degradação da democracia brasileira. Quando um parlamentar não se sente seguro para cumprir o mandato ungido pelas urnas, é porque as liberdades democráticas estão em perigo. Por isso reuniremos pessoas que se preocupam com a situação do país, repudiam as mentiras difundidas na internet e defendem a democracia para dizer, em alto e bom som: estamos com Jean Wyllys!“
Entre as presenças confirmadas estão:
Guilherme Boulos Manuela D’Avila Fernando Haddad Laerte Coutinho Amelinha Teles Ana Cañas André Naves Antônio Carlos Mazzeo Daniela Liborio Edson Carneiro Índio Erica Malunguinho Fernando Morais Isa Penna Ivan Valente João Paulo Juliano Medeiros Marianna Dias Monica Benicio Revolta da Lâmpada José Trajano Vladimir Safatle
Há muitas polêmicas em torno da decisão do parlamentar de sair do Brasil. No entanto, a equipe da Lócus espera informações mais seguras antes de divulga-las.