Valdo de Moraes (PSB) não realizou seu Grande Expediente porque na quarta-feira (27) foram realizadas duas Sessões Plenárias. Em função do tempo, o vereador declinou.
Operação Combo
Leandro Rosso (PRB) mencionou o trabalho da Operação Combo, em Passo Fundo, com foco na perturbação do sossego público, e foi assim denominada pois envolve três grandes ações: a “Balada Segura”, a fiscalização de bares (sobretudo em relação aos alvarás de funcionamentos) e, por fim, o consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas. Conforme informações da Brigada Militar, a Operação foi exitosa, atingindo os objetivos propostos.
Para o vereador, essa Operação somente foi necessária pelo comportamento social inadequado de algumas pessoas, que, além de não seguir as leis de uma maneira geral, perturbam o sossego dos demais.
Abaixo, imagens da Operação:
Limpeza das ruas
João dos Santos (PSDB) parabenizou um grupo de jovens da Igreja Adventista que realizou um trabalho de recolhimento de garrafas, latas e outros materiais no final de semana na Rua Independência, um dos grandes pontos de movimento noturno em Passo Fundo.
O vereador apontou, por outro lado, que os donos dos bares também são responsáveis por esse trabalho, e não apenas a Prefeitura, e poderiam, portanto, colaborar com a limpeza pelo menos na frente dos seus estabelecimentos, quando o lixo se acumula no dia seguinte dos encontros.
Dalla Lana (PTB) usou a tribuna para elogiar a fala de João dos Santos. No entanto, ele disse que os proprietários não podem ser punidos pelo comportamento de outras pessoas. Muitos colaboram com a limpeza, mas é difícil manter o controle da situação.
Perturbação do sossego público
Gleison (PSB) deu seguimento ao pronunciamento realizado pelos parlamentares no mesmo sentido das ações que estão sendo realizadas em relação às denúncias sobre a perturbação do sossego público em determinados pontos da cidade. Para o vereador, nesses lugares há consumo de bebidas por menores de idade, tráfico de drogas e outros delitos.
Celular nas escolas
Em primeira discussão, estava na pauta o PL 23/2017 do vereador Renato Tiecher (PSB), que quer proibir o uso de aparelhos celulares nas escolas municipais de Passo Fundo. Esta iniciativa tem o objetivo de dar mais qualidade no ensino fazendo com que os alunos tenham mais concentração nas aulas. Para o vereador, o celular não soma em nada quanto ao aprendizado nas escolas. Abaixo, veja o trecho da fala do autor do projeto:
Em seguida, Alex Necker (PCdoB) disse que, embora o desarquivamento do projeto tenha sido aprovado, isso não significa que a Câmara tenha decidido sobre o assunto. Para ele, é uma oportunidade de receber a comunidade e discutir o tema com maior segurança. A Câmara, para o vereador, é um mediador das demandas da sociedade. Ainda, lembrou que o aparelho pode ser um auxiliar no processo educacional, por isso a classe dos professores devem ser ouvida.
Luiz Miguel Scheis (PDT) usou a tribuna para homenagear Heitor Dall’Agnol Farias (imagem abaixo), piloto mirim de Passo Fundo que participa de competições de automobilismo pelo Brasil. Já possui 19 títulos nacionais.