Os dois socialistas gastaram muita grana dos outros durante os governos, mas um deles venceu com larga margem.
Entre Airton Dipp e Luciano Azevedo, lá se vão 15 anos de governos socialistas na capital do Planalto Médio através do PDT, PPS e PSB. Os dois prefeitos gastaram milhões de reais para “divulgar” as ações de governo pelos mais diversos canais de comunicação.
Cada prefeito licitou uma agência de publicidade diferente durante os respectivos mandatos. Luciano Azevedo usou (e usa) os serviços da Agência Centro, de Porto Alegre. Dipp, por outro lado, contratou com as empresas Forza e Referência, de Passo Fundo. Hoje a agência Referência ainda atende a Câmara de Vereadores.
A seguir, um apanhado dos mandados e seus gastos com publicidade.
Dipp I (2005-2008)
No primeiro mandato do prefeito Airton Dipp, a transparência mostra hoje que foram pagos R$ 202.826,60 para a empresa FORZA COMUNICAÇÃO E MARKETING LTDA, para a realização e encomenda dos mais variados produtos e serviços, de cartazes a comerciais de TV, impressos e consultorias, típicos de uma administração municipal.
Dipp II (2009-2012)
Em seu segundo mandato, Dipp passou a usar a agência REFERÊNCIA COMUNICAÇÃO E MARKETING LTDA e decidiu gastar muito mais: foram R$ 1.575.518,42 em empenhos pagos. O perfil do gasto mudou bastante, com 790 lançamentos na planilha de pagamentos de todo o mandato, contra 95 do anterior. O maior valor para um serviço no primeiro mandato foi de R$ 9.440,00 (marcado simplesmente como “Publicidade da Prefeitura de Passo Fundo”), enquanto no segundo o maior pagamento foi para “Criação , diagramação, finalização e Impressão da cartilha Educativa sobre o Novo Contrato de Programa realizado com a CORSAN”, R$ 51.590,40. Parece que Dipp pegou gosto pela publicidade após vencer a segunda eleição.
Luciano I (2013-2016)
Os seguidores da Lócus sabem que os gastos do prefeito Luciano Azevedo com publicidade já foram alvo de diversos textos no site e comentários em nossos programas ao vivo no Facebook. Então, vamos direto ao número: Azevedo pagou R$ 3.516.481,30 em empenhos para a empresa CENTRO – AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING LTDA, de Porto Alegre. A forma de apresentar os gastos ficou bem mais discreta, com valores mais agrupados (Ex. R$ 400 mil para “Publicidade Institucional de maio a agosto de 2015”).
Luciano II (2017 ao presente)
Até a data da elaboração deste artigo, nosso prefeito já pagou R$ 1.727.719,22 para a CENTRO, colocando dinheiro em produtos e serviços diversos.
Quem gastou mais?
Com um cálculo grosseiro para a correção dos valores pelo IGP-M do dezembro final dos mandatos até junho de 2019, os gastos ficam em R$ 363.578,61 (Dipp 1), R$ 2.296.495,83 (Dipp 2), R$ 3.948.400,50 (Luciano 1) e R$ 1.727.719,22 para Luciano 2 até o momento, sem corrigir.
Chegamos ao placar final de Dipp R$ 2,6 milhões X R$ 5,6 milhões Luciano. Vitória de lavada para Luciano Azevedo, que gastou o dobro de Airton Dipp e conta ainda com mais um ano e meio de mandato pela frente, livre para gastar.
Considerações finais
Os dados para a elaboração deste artigo foram retirados do Portal Transparência da prefeitura de Passo Fundo. Existe a possibilidade de que alguns gastos com o que pode ser chamado de “publicidade” dentro da administração pública tenham sido lançados fora do contrato com a agência de publicidade da época, causando variações nos números, especialmente nos períodos mais antigos.
OBS.: A agência “Centro – Agência de Comunicação e Marketing LTDA” era chamada de “CPL Centro Propaganda LTDA” nos primeiros contratos com a Prefeitura.