Passo Fundo

Resumo da Sessão Plenária de 26/08/2019

Publicado

on

Acompanhe, a seguir, o resumo dos principais pontos discutidos durante a Sessão Plenária desta segunda-feira (26), na Câmara de Vereadores de Passo Fundo. 

Informações iniciais

Desde a semana passada, o novo líder do Governo na Câmara de Vereadores é Ronaldo Rosa (SD), que havia, meses atrás, assumido o posto num período de licença de 30 dias do vereador Alex Necker (PCdoB), que exerceu a função nos últimos 6 anos.

Ainda, nesse mesmo sentido, agora o vice-líder do Governo na Câmara é o vereador Evandro Meireles (PTB).

O partido PRB, representado na Casa apenas pelo vereador Leandro Rosso, passou a se chamar REPUBLICANOS

Grande Expediente

O Grande Expediente da Sessão seria ocupado pelo vereador Valdo de Moraes (PSB). Por conta da chegada da Chama Crioula em Passo Fundo, em comum acordo, foi realizado uma Sessão mais curta do que a de costume. 

Chama Crioula (Fotos: Comunicação Social/Câmara dos Vereadores)

De acordo com matéria do site da Câmara: 

Depois de dez dias de cavalgada, o Grupo Cultural e Tradicionalista Cavaleiros do Planalto Médio retornou a Passo Fundo trazendo a centelha da 72ª Chama Crioula. Foram 265,2 km percorridos até a cidade de Tenente Portela, no Noroeste do estado, onde ela foi gerada.

Os participantes da 15ª edição da Cavalgada da Chama Crioula foram recepcionados no trevo da Caravela, no Boqueirão. 

O Poder Legislativo prestigiou o evento através dos vereadores Leandro Rosso (Republicanos) e Evandro Meireles (PTB). Participaram ainda outras autoridades locais e regionais, tradicionalistas de várias entidades e familiares dos cavaleiros.

MDB

Paulo Neckle (MDB) relatou que neste sábado (24) ocorreu reunião do MDB para eleição da Executiva e do novo Diretório do partido. Paulo Severo foi reeleito presidente da Executiva, que irá exercer pela terceira vez.  

Incêndio na Vila Entre Rios

Os vereadores mostraram solidariedades às famílias atingidas pelo recente incêndio na Rua Lobo da Costa, Vila Entre Rios, que destruiu cinco casas na tarde deste domingo (25). Cerca de 30 pessoas ficaram desabrigadas; por sorte, não houve feridos. A causa do incêndio ainda não é conhecida e será investigada. O Município já está tomando medidas para amparar as famílias e muitas doações estão sendo feitas, de acordo com os parlamentares.

Água

Rafael Colussi (DEM) levou amostra de água fornecida por morador do bairro Cidade Nova. O vereador informou que irá notificar a Corsan para buscar uma solução: “É injusto com a comunidade que paga pelo serviço”.

Floresta Amazônica

Tchêquinho (PSL) usou a Tribuna para criticar a classe de artistas que tem se juntado ao coro dos “defensores da Floresta Amazônica”. Para ele, de repente, muita gente acabou se tornando interessado no assunto. No entanto, disse que a maior parte estão entre aqueles que estão perdendo os milhões arrecadados através da Lei Rouanet, como Caetano Veloso, Chico Buarque, Anitta, Luan Santana. 

Programa Avança Cidades

Tchêquinho (PSL) criticou aquilo que ele chamou de “abuso de autoridade” do Poder Executivo Municipal para ter aprovado empréstimo de R$ 5 milhões que será destinado para a calçadas e paradas de ônibus na cidade. De acordo com o parlamentar, um empréstimo para ser pago em 240 meses é desnecessário e será deixado para o próximo prefeito para pagar: “Com um ano de carência, a conta será seixada para o próximo governo”. 

Alex Necker (PCdoB) disse que o valor é importante para melhorar a integração da cidade. Apontou que a população tem ocupado as ciclovias, os parques, as paradas de ônibus. 

Rufa (PP), contrariando Alex, disse que o projeto apenas beneficia os moradores do centro, sendo que a população dos bairros está mais necessitada e não será beneficiada com as obras.

Mais Acessados

Sair da versão mobile