Em 2016, o advogado Rodrigo Mezzomo, junto à Justiça Eleitoral do estado do Rio de Janeiro, buscou concorrer a prefeito da capital carioca sem estar filiado a nenhum partido. Com o pedido negado, Mezzomo recorreu, levando o caso para o Supremo Tribunal Federal (STF). Mezzomo concedeu entrevista a Lócus Online em 2018, momento em que pode apontar os argumentos que amparavam sua demanda. Em seu pedido, o advogado afirmava que a candidatura avulsa, também chamada de candidatura independente, é um instituto possível em muitas democracias: Estados Unidos, Canadá, Japão, Chile. No Brasil, no entanto, os candidatos ainda são reféns dos partidos e coligações partidárias.
Bolsonaro, já pensando nas eleições de 2020, deu a largada para a criação do “Aliança pelo Brasil”, seu novo partido. A ideia é que se torne o primeiro partido verdadeiramente conservador no Brasil. Para sua criação, todavia, há certos requisitos legais a serem seguidos. São necessárias, pelo menos, 500 mil Fichas de Apoiamento devidamente preenchidas, assinadas e encaminhadas à Justiça Eleitoral.
Como preencher a ficha de apoio?
Acessando o site www.aliancapelobrasil.com.br, existem campos a serem preenchidos. Para o apoiamento com assinatura manual, ela está dividida em três fases: dados pessoais, título de eleitor e local. É preciso seguir as instruções passo-a-passo e preencher corretamente o formulário, com todos os campos obrigatórios. Ao final do preenchimento, aparecerá um link para download da ficha. Este mesmo link será mandado para o endereço de e-mail cadastrado. É preciso imprimir e reconhecer firma da assinatura no Cartório de Notas.
Para aqueles que quiserem preencher a ficha manualmente e registrá-la em cartório, é possível fazer o download a seguir: Ficha Apoiamento de Eleitores
Não achei ou não tenho comigo meu título de eleitor. Como fazer para preencher a ficha de apoio?
No site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é possível conseugir facilmente esta informação completa (número do título, seção e zona eleitoral). Basta entrar no site clicando no link abaixo e colocar nome, data de nascimento e nome da mãe.
Em Passo Fundo, haverá evento de recolhimento de assinaturas e apoio, até a próxima sexta-feira (31/01), das 12h às 14h, em frente ao 1º Tabelionato. As informações podem ser conferidas na imagem abaixo: