A Prefeitura de Porto Alegre usou todos os meios possíveis durante o final de dezembro para divulgar ações da gestão tucana e esclarecimentos sobre o IPTU
Os habitantes da capital foram cercados por todos os lados pela máquina de marketing da Prefeitura de Porto Alegre durante o Natal. E não é exagero: televisão aberta e por assinatura, internet, jornais, rádios, revistas, telões e até carregadores para celular em locais públicos levaram a mensagem para o cidadão e quem mais estivesse na cidade neste período.
Nas peças publicitárias, esclarecimentos sobre o IPTU e muito destaque das ações da atual gestão do prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) em diversas áreas.
Essa maratona publicitária gerou aqui na Lócus uma curiosidade sobre os gastos da Prefeitura com mídia. Para descobrir os valores e distribuição dos recursos, usamos a Lei de Acesso com um pedido no dia 26 de dezembro. A resposta foi dada em 24 de janeiro.
Os gastos da Prefeitura de Porto Alegre com publicidade
A resposta veio através de dois documentos em PDF mostrando cópias de diversas planilhas de trabalhos e seus custos para criação, produção e execução. Os documentos listam também os canais escolhidos, mas não detalham os horários em que as peças foram exibidas nas emissoras de TV, por exemplo.
Os dois arquivos vieram com os títulos “SAAC-Escala” e “SAAC-Morya”, agências envolvidas nas ordens de serviço. Os arquivos mostram cópias de 15 e 18 planilhas, respectivamente.
Compilamos os dados nas tabelas abaixo:
Somadas, as planilhas apontam um gasto de R$ 20,1 milhões em publicidade para um intervalo de poucos dias ao final do mês de dezembro. Um dos principais itens, o “Institucional POA – Televisão” via agência Escala distribuiu quase R$ 5 milhões entre 19 e 26 de dezembro nos fornecedores TV Pampa, Record TV, RBS TV, TV SBT, Band TV, Office Prod, Joalpe, RDCTV, GNT, Sportv, Multishow, Viva, Universal Channel, Globo News, Megapix e Atividade. Sozinha, a RBS levou R$ 2,9 milhões seguida por SBT com R$ 799 mil e Record com R$ 449 mil.
Planilha de mídia em TV para a Prefeitura de Porto Alegre: 207 comerciais em 7 dias na RBS TV.
Na planilha 11 da agência Morya, peças denominadas “IPTU 2020 – TV” levaram R$ 5,8 milhões dos cofres públicos. Aqui também a RBS levou vantagem, com R$ 3,5 milhões do total. Outros fornecedores foram Record TV, TV SBT, Band TV, TV Pampa e RDCTV. As peças foram exibidas entre 14 e 26 de dezembro.
Comerciais do IPTU: R$ 5,8 milhões em 12 dias.
Muito além da televisão
Rádio, TV e jornais levaram muito dinheiro no mês de dezembro, mas outros gastos peculiares também chamam a atenção. A empresa Plug levou R$ 43 mil para colocar mídia em carregadores para celulares ou totens entre 18 e 26 de dezembro, em 50 pontos. Não há especificação dos modelos de carregadores escolhidos nem a distribuição destes locais pela cidade. Há também o apontamento de gastos com empresas que apresentam vídeos em telões nos aeroportos em diversas capitais do país. Os gastos (e as mensagens) vão além das fronteiras gaúchas nas mídias.
Banners em sites
Pequenos valores em relação ao total foram aplicados em sites e blogs gaúchos. R$ 48 mil foram distribuídos entre os sites Consumidor RS, Revista Press, Coletiva.net, Políbio Braga, Affonso Ritter, Ponto Crítico, Opinião Livre, Revista Voto, Coluna Nenê, Expansão, Amanhã, Voz Vizinhança, Renato Martins, O Bairrista, POA 24 Horas, Felipe Vieira, Jornalecão e Floresta para a campanha “Institucional POA”. Outros R$ 46 mil foram distribuidos na campanha “IPTU 2020” para O Bairrista, POA 24 Horas, Vizinhança, Renato Martins, Diego Casagrande, Affonso Ritter, Coletiva.net, Felipe Vieira, Políbio Braga, Ponto Crítico, Sul 21, André Machado, Press, Consumidor RS, Voto, Armazem e Expansão.
Sites e blogs nos gastos de dezembro.
As planilhas na íntegra você pode conferir aqui (Escala) e aqui (Morya).
Os gastos revelam a superioridade do grupo RBS, levando a maior parte do bolo em quase todos os canais. Parte da “curiosidade” que gerou esta solicitação de informações veio justamente da constatação que os comerciais eram repetidos à exaustão na RBS TV Porto Alegre durante os feriados de Natal, o que foi comprovado pelas informações fornecidas.
Exemplo de vídeo usado em campanhas da Prefeitura: aquele tradicional “olha o que a gente fez”.
A comunidade política da capital precisa rever estas práticas e aplicação de recursos públicos por parte da Prefeitura, especialmente em ano (pré) eleitoral. Há uma linha tênue entre a comunicação pública e a promoção pessoal ou de grupos que direta ou indiretamente pretendem disputar o poder nos municípios em 2020.
Se pessoas da administração defendem a tese da necessidade de divulgação das qualidades da cidade aqui e fora do Rio Grande do Sul para a atração de investimentos, também é justo acatar a ideia que isso é desprezar a capacidade dos investidores em descobrir por si só o melhor local para investir o dinheiro. Nós acreditamos na segunda opção.