Dada a largada da corrida eleitoral deste ano, alguns dados estatísticos a seguir foram compilados para análise do cenário local acerca dos candidatos
Neste ano, o número de candidatos cresceu sensivelmente em relação às eleições municipais de 2016. Em 2020, foram 350 pedidos de registros de candidatura ( sendo dois apenas declarados inaptos, por renúncia), 66 a mais que no pleito anterior.
Dos 350 pedidos, 14 são para concorrer ao cargo de prefeito/vice-prefeito, sendo que 336 são para vereador.
Em relação ao número de candidatos por partido, o DEM e o PDT lideram com 28 cada, seguidos do PL, PP e MDB com 26 indicações.
Homens lideram em números de candidatos, com 66% de inscritos. Vale destacar que, na atual legislatura da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, não há nenhum mulher ocupando cadeira do parlamento municipal.
Casados e solteiros estão em maior número, respectivamente em 47,1% e 39,4% dos candidatos.
A faixa etária dos concorrentes é, em maior número, tanto entre homens e mulheres, de 50 a 54 anos. A representatividade de pessoas até 29 anos é relativamente baixa, comparada às demais.
No quesito cor/raça, mais de 85% dos candidatos são autodeclarados brancos.
Apenas 33,71% dos candidatos possuem ensino superior completo. Dada a facilidade de acesso ao sistema de ensino atual, o número é expressivamente baixo. Quase 20% dos candidatos nem sequer completaram o ensino médio.
Os dados foram consultados no site do Tribunal Superior Eleitoral, cujos dados estão atualizados até a presente data (16/10/2020).