Cidney Surdi Jr e Cesar Augusto Cavazzola Junior são autores do artigo “Um levantamento de Dados sobre o Desempenho no Domínio da Linguagem na Educação Brasileira”. O trabalho foi publicado na 8ª Edição da Revista Eletrônica da Escola Superior de Advocacia do Rio Grande do Sul.
De acordo com o professor de filosofia Cidney Surdi Jr: “A importância desse trabalho está na reunião de diferentes indicadores sobre a educação brasileira a fim de compor um panorama amplo do desempenho do estudante brasileiro no domínio da língua portuguesa. Normalmente, a crítica comum que se faz a esses dados estatísticos é que são índices incompletos, que não levam em conta determinados fatores importantes para averiguar a educação – como classe social, renda, tempo de escolaridade, etc. Ocorre que o trabalho mostrou diferentes indicadores (PISA, SAEB, IDEB, INAF), que avaliam sob diferentes matrizes de proficiência. E, em todos eles, o desempenho dos nossos estudantes apresenta baixo desempenho. Um dos pontos mais graves que encontramos nessa pesquisa, no que diz respeito ao domínio da língua portuguesa, é que as dificuldades identificadas nas primeiras séries do ensino fundamental, continuam e se agravam nas séries posteriores. Parece que não resolvemos problemas, mas os passamos adiante. O Índice de Analfabetismo Funcional dá conta de mostrar exatamente isso – muitos adultos apresentam sérias dificuldades de entender mensagens simples. Como chegaram até essa situação?”.