A seguir, os destaques da Sessão Plenária desta segunda-feira (10) da Câmara de Vereadores de Passo Fundo
Grande Expediente
Janaína Portella (MDB) fez seu primeiro Grande Expediente, oportunidade em que fez um balanço dos seus primeiros 129 dias como vereadora, destacando as principais ações do seu mandato. Até o presente momento, entre as proposições do seu gabinete constam dois projetos de lei, um relacionado à violência contra mulher e outro estabelecendo multa àqueles que furarem a fila de vacinação contra o covid.
Passe livre
Eva Lorenzatto (PT) criticou a demora da confecção das carteiras destinadas ao passe livre de portadores de deficiências em geral. De acordo com a parlamentar, é uma demanda da sociedade que não está sendo cumprida pela atual gestão. Essa medida foi aprovada em Passo Fundo a partir de projeto de lei de iniciativa popular.
Educação
Regina dos Santos (PDT) abordou da necessidade de o município fornecer internet gratuita para os alunos da rede de ensino municipal. Seu gabinete protocolou a Indicação 191/2021, que “propõe criação do Programa Conexão, com objetivo de disponibilizar Internet gratuita para alunos, professores e professoras da Rede Municipal de Ensino”.
Obras
Wilson Lill (PSB) elogiou a maneira com a qual a administração municipal tem agilizado muitos pedidos das comunidades, sobretudo aquelas demandas mais urgentes. De acordo com o parlamentar, muitas das situações têm sido resolvidas sem passar por uma desnecessária burocracia, o que mostra a cara da atual gestão municipal.
Tchequinho (PSC) manifestou-se no mesmo sentindo, elogiando o trabalho que tem sido realizado, sobretudo pelos secretários do interior e de obras, com atendimento ágil e mostrando sempre boa vontade.
CPI do Covid
Rodinei Candeia (PSL), acerca da CPI do Covid, disse que não causa nenhuma surpresa o andamento que os parlamentares têm dado às discussões. Para ele, como sempre se mostrou, é mais uma tentativa de atacar e desgastar o presidente Jair Bolsonaro e leva-lo a uma situação de impeachment. Pior ainda, na sua opinião, é colocar alguém como o senador Renan Calheiros, que deveria estar no banco dos réus, atuar como relator da CPI.
Delegacia dos Animais
Rafael Colussi (DEM) comemorou, depois de muitos anos de debates, a criação da Delegacia dos Animais, até o final deste ano, em Passo Fundo. Está prevista a instalação de um departamento especializado em investigação a crimes de crueldade e maus-tratos contra os animais.