A seguir, os destaques da Sessão Plenária desta segunda-feira (31) da Câmara de Vereadores de Passo Fundo
Grande Expediente
Regina dos Santos (PDT), no seu primeiro expediente, informou que seu mandato é coletivo, com a participação de 10 voluntários de diferentes segmentos sociais, os quais colaboram com as pautas e discussões. Para ela, esse diálogo permite conhecer mais de perto as mais distintas necessidades da comunidade. Pontuou acerca do seu orgulho de ter integrado o CMP Sindicato antes de compor o parlamento municipal.
Mães cuidadoras
Evandro Meireles (PBT) informou que apresentou substitutivo ao seu PL anteriormente conhecido como Projeto “Creche em Casa”, após pressão do Conselho Municipal de Educação. De acordo com o parlamentar, as alterações sugeridas
Rodinei Candei (PSL) comentou a recente polêmica relacionada à Copa América no Brasil. Para ele, a campanha difamatória que está sendo conduzida pela Globo é tão somente porque o SBT detém os direitos de transmissão dos jogos. Apontou que este tem sido o tom partidário que os órgãos de informação direcionam a formação de opinião.
Saúde
Aprovado o PL nº 52/2021, de autoria do Executivo, em Regime de Urgência, que altera dispositivo da Lei Municipal n.º 5.484, de 30 de março de 2020. Referenda os procedimentos de chamamento público simplificado para a contratação emergencial de profissionais da área da saúde, com o objetivo de atuarem no combate ao Covid-19 no município. Segundo a justificativa da proposta, trata-se de uma readequação de carga horária dos profissionais de saúde que atuam nos pontos de atendimento a pacientes com coronavírus. Ela especifica que os farmacêuticos terão sua carga horária contemplada sem riscos de ultrapassar os limites totais de jornada semanal. A readequação inclui cargas horárias de médicos, nutricionistas, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, psicólogos e técnicos de enfermagem.