A seguir, os destaques da Sessão Plenária desta quarta-feira (02) da Câmara de Vereadores de Passo Fundo
Grande Expediente
Ernesto dos Santos (PDT) destacou sua trajetória até a chegada à Câmara, tendo trabalhado na construção civil e sendo líder de bairro. Para ele, o vereador faz uma ponte entre o Legislativo e a comunidade. Destacou seu amor pela família e pelo tradicionalismo.
Frente Parlamentar Mista do Tradicionalismo
Aprovado o PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 4/2021, de autoria do Gabinete do Vereador Evandro dos Santos Meireles (PTB), que dispõe sobre a criação da Frente Parlamentar Mista do Tradicionalismo no Município de Passo Fundo.
De acordo com o art. 2º, são atribuições da Frente Parlamentar Mista do Tradicionalismo de Passo Fundo: I – propor, incentivar e participar da organização de seminários, audiências, congressos, convenções, conferências, comitês, simpósios, estudos e outras atividades e eventos que envolvam diretamente o Movimento Tradicionalista de Passo Fundo; II – discutir com os demais poderes, autoridades, órgãos, entidades e outros envolvidos, os eventos do Movimento Tradicionalista de Passo Fundo; III – representar a Câmara de Vereadores em atividades que envolvam o Movimento Tradicionalista de Passo Fundo; IV – formular um relatório final de sua atuação.
A Frente Parlamentar Mista será composta pelos seguintes membros: I – 5 (cinco) Vereadores titulares e seus respectivos suplentes, de acordo com o Regimento Interno da Câmara Municipal; II – até 2 (dois) representantes da 7ª Região Tradicionalista; III – até 2 (dois) representantes da Secretaria de Cultura. É facultativa a participação de representantes da 7ª Região Tradicionalista e da Secretaria de Cultura, como dispõe a proposição.
Conforme consta na justificativa: “Os eventos tradicionalistas no Município de Passo Fundo atingem cerca de 20% da população, entre rodeios, invernadas de dança nos CTGS, cavalgadas, entre outros. Nesse sentido, a comissão tem o intuito de promover o incentivo e a proteção da cultura e da tradição gaúcha, preservando-a através das atividades realizadas pela Comissão Especial da Frente Parlamentar Mista do Tradicionalismo no Município de Passo Fundo, juntamente com o Movimento Tradicionalista. Sabe-se que eventos envolvendo o tradicionalismo movimentam o Município de Passo Fundo, fomentando o comércio e hotéis, fazendo nossa economia girar e prosperar, proporcionado mais empregos diretos e indiretos. Desta forma vimos a importância da criação da Frente Parlamentar Mista do Tradicionalismo no Município de Passo Fundo.”
Pórtico da Roselândia
Ada Munaretto (PL) comunicou o início das obras no Pórtico da Roselândia pelo Poder Executivo Municipal. A demanda era constantemente cobrada pelo conjunto dos parlamentares, sobretudo aqueles envolvidos com a causa tradicionalista.
O início das obras foi noticiado no site da Prefeitura Municipal
Tecnologia e Agronegócio
Rodinei Candeia (PSL) mencionou recente reunião com o Ministério da Agricultura sobre o projeto de criação do parque tecnológico do agronegócio em Passo Fundo. Rodinei disse que a proposta congrega a academia, o poder público e o setor empresarial. Segundo o vereador, o Ministério pretende construir cerca de 11 parques no Brasil. O projeto de Passo Fundo disputa com Santa Maria a destinação dos recursos federais. Para Candeia, Passo Fundo será alvo de revolução tecnológica no setor do agronegócio nos próximos anos: “Nós vamos nos destacar pela inovação”.
CPI do Covid
Rodinei (PSL) criticou a condução dos trabalhos relacionados à CPI do Covid, mais especificamente pela maneira como os senadores trataram a médica Dra. Nise Hitomi Yamaguchi (imagem), uma das primeiras profissionais a defender abertamente o tratamento precoce na pandemia. Para Candeia, o único objetivo da Comissão tem sido enfraquecer o Governo Bolsonaro, além de procurar passar “panos quentes” sobre a leva de corruptos que pretende voltar a assaltar o país, com o desvio de verbas que deveriam ser aplicadas na saúde.
Ada Munaretto (PL) disse que a especialista foi submetida ao ridículo, isso porque a CPI está sendo parcial a fim de atacar todo e qualquer aliado do governo Bolsonaro. A indignação, para ela, não deve ser seletiva.
Chapecó
Tchequinho (PSC) esteve em Chapecó recentemente, oportunidade em que visitou a estrutura montada pelo prefeito João Rodrigues (PSD) para atender pacientes com coronavírus. Para Tchequinho, trata-se de um modelo de gestão a ser seguido não apenas no Brasil, como também no mundo.