Passo Fundo

Gastos com propaganda na prefeitura já passam de meio milhão em 2021

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Agência é a mesma das administrações anteriores de Luciano Azevedo e já fatura em 2021 muito acima do ano de 2020 inteiro

O ano de 2020 – eleitoral – não foi muito bom para a relação da Centro – Agência de Comunicação e Marketing LTDA – com a Prefeitura de Passo Fundo. Foram empenhados apenas R$ 375.099,74 e destes cerca de R$ 15 mil foram anulados. A Centro é responsável por atender as necessidades de comunicação do município sob demanda, nomenclatura única em muitos empenhos, para dar satisfações ao pagador de impostos sobre o destino do dinheiro.

Já o ano corrente está muito melhor. Até 13 de junho, segundo o Portal da Transparência, foram emitidos 5 empenhos totalizando a quantia de R$ 526.010,73. Os pequenos, de menos de R$ 20 mil, são identificados como despesas com campanhas de erradicação do trabalho infantil ou contra a dengue. Os grandões (dois de R$ 200 mil e um de R$ 100 mil) são identificados com motivos genéricos, o já mencionado “atender as necessidades”.

Vale lembrar que este dinheiro não vai para o “bolso” da agência. É um emaranhado de gastos com produções das mais diversas peças publicitárias, de áudio para rádios até vídeos para TV, passando por impressos. A empresa leva uma espécie de comissão por cada trabalho. A Centro venceu a primeira concorrência pública da prefeitura em 2013 e a segunda (e atual) em 2019.

 

Estamos na TV: comerciais de Prefeitura de Passo Fundo começaram a aparecer nos intervalos mais caros da RBS TV. Precisa?

Recentemente, a prefeitura começou a veicular na RBS TV (afiliada da Rede Globo em Passo Fundo) comerciais nos intervalos mais caros da programação, para dizer que está vacinando a população ou que novas obras estão sendo feitas. Se há comprovação do maior comparecimento do público-alvo ou se as pessoas estão pagando os impostos sem reclamar (ou pensando em mudar para Carazinho) após assistir as bem produzidas peças, não sabemos.

O gasto com publicidade da Prefeitura já foi assunto diversas vezes na Lócus. Você pode tomar por base – para entender um pouco mais sobre como funciona este gasto – os seguintes artigos, nesta ordem:

O Aeroporto de Passo Fundo faz decolar o marketing político (dezembro de 2017, onde destacamos um gasto de R$ 37 mil em um comercial de TV)

A caixa-preta dos gastos com publicidade na prefeitura de Passo Fundo (fevereiro de 2018).

Luciano X Dipp: saiba quem torrou mais dinheiro com publicidade na Prefeitura de Passo Fundo (julho de 2019).

Ao contrário da Capital, Passo Fundo enrolou quando questionada sobre gastos com publicidade (janeiro de 2020).

A licitação mais recente já foi aditivada

 

Acima: o contrato atual da prefeitura com a agência foi aditivado recentemente, com validade para o período de 16 de março de 2021 até 15 de março de 2022. O valor previsto para o gasto em “propaganda” é de R$ 1,4 milhão.

Alguns políticos envolvidos neste nível de decisão dentro da prefeitura alegam que muitos dos gastos em publicidade são obrigatórios, em que são usadas verbas marcadas para campanhas do governo federal, por exemplo. No papel, a Transparência nada esclarece sobre a divisão destas quantias, constando apenas números gordos com destinações genéricas. Para saber mais sobre campanhas e quanto foi gasto em um veículo em particular, é praticamente impossível. Mas a gente tenta. Em breve, a Lócus vai procurar detalhar aqui os gastos de produção e exibição das peças que estão ativas na TV. Fiquem ligados!

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