A seguir, os destaques da Sessão Plenária desta segunda-feira (21) da Câmara de Vereadores de Passo Fundo
Grande Expediente
Alberi Grando (MDB) usou o espaço do Grande Expediente para falar sobre a necessidade de se moralizar a política. Para o vereador, as emendas parlamentares criam um problema muito sério para o país, pois são recursos que acabam sendo utilizados para fins eleitorais, e não para ajudar as comunidades. Ainda, criticou o excesso de partidos políticos: além de 33 em atividade, há ainda outros em processo de formalização.
Obras públicas
Aprovada a Moção n. 31/2021, de autoria do gabinete do vereador Altamir dos Santos (Cidadania), mais conhecido com Professor Gringo, de Repúdio ao ato de descaso e abandono das obras públicas pela empresa REFERÊNCIA OBRAS E SINALIZAÇÃO, da cidade de Erechim. Conforme consta na justificativa da proposição:
Devido a falta de comprometimento desta empresa, abandono das obras de canalização, não concluindo as obras ou instalando material de baixa qualidade nos bueiros do bairro Zachia, pelo descaso as respostas das notificações emitidas pela secretaria de obras do município, pela falta de responsabilidade e compromisso por
parte dessa empresa na conclusão das obras públicas, é que apresentamos essa moção de repúdio. Todavia foi oferecido todas as oportunidades de respostas e prazos para defesa ou solução/conclusão das obras da primeira e segunda fase da canalização no bairro Zachia, mas sem sucesso nas tratativas ou feedback por parte da empresa. (sic)
Trata-se da empresa REFERÊNCIA OBRAS E SINALIZAÇÃO. A proposição, no entanto, não especifica quais foram os contratos celebrados com a empresa. Presume-se, entretanto, que a proposição faz referência à obra de drenagem pluvial (canalização) em sete ruas, além da urbanização da avenida principal do bairro José Alexandre Zachia, um dos mais populosos do município, com cerca de 8 mil moradores. Isso seria feito na primeira fase da obra. Ainda, na segunda fase, será feita a nova pavimentação asfáltica da Avenida Luiz Ernesto Fasolo e implantado um novo sistema de iluminação com lâmpadas de led.
Leandro Rosso (Republicanos) externou sua preocupação na tribuna, inclusive de conversas com outros políticos da região, sobre a concessão de rodovias e pedágios, sobretudo no trecho entre Passo Fundo-Marau. De acordo com o parlamentar, a cobrança será aplicada a todos, sem qualquer abatimento para as pessoas que fazem o trecho diariamente a trabalho. Muitos já estão apontados os efeitos negativos sobre a economia local para a região norte do estado e Passo Fundo. “Terceirizando o valor, assim é fácil fazer obras“, criticou. Para Rosso, é preciso que a Câmara crie comissão para acompanhar o caso.
Tchequinho (PSC) disse que o anúncio de investimentos nas rodovias por parte do governador Eduardo Leite vai ser utilizado como campanha antecipada para muitos parlamentares. Segundo Tchequinho, as rádios de Passo Fundo se omitem na hora de expor esses fatos, optando por aplaudir e elogiar essas atitudes: “Radialismo de Passo Fundo é esquerda 100%”.
Pandemia
Regina dos Santos (PDT) cobrou maior fiscalização, por parte do poder público, no sistema de ensino municipal. Com o retorno das aulas, os cuidados devem ser mantidos a fim de evitar maiores problemas na saúde.