Enquanto Regina dos Santos critica o programa de demissão em curso, Wilson Lill afirma que o transporte público não é a vocação da companhia
Na Sessão Plenária do dia 21 de junho de 2021, a vereadora Regina dos Santos (PDT) disse ter recebido recentemente servidores da Codepas. Na ocasião, foi informada de que muitos estão sendo demitidos sem qualquer critério de escolha. De acordo com a parlamentar, isso não deveria acontecer, sobretudo por ser uma empresa que atende o município de Passo Fundo. Para ela, é preciso que a Câmara crie um mecanismo de diálogo com o poder público para tratar dessa situação: “Que plano é esse de recuperação da Codepas? Demitir é fácil!”. Para ela, demitir em plena pandemia é um ato desumano. Para ela, o serviço precisa ser ampliado, e não reduzido.
Veja, a seguir, o trecho com a fala da parlamentar:
Wilson Lill (PSB) ocupou a tribuna, informando que fez contato com a Companhia de Desenvolvimento [referência à CODEPAS – Companhia de Desenvolvimento de Passo Fundo]. Para ele, é comum que leigos pensem que a CODEPAS seja uma empresa de transporte público. Ela é uma companhia de desenvolvimento e precisa, por conta disso, recuperar essa vocação – que perdeu, segundo Lill.
Para o parlamentar, a vocação da empresa foi perdida no momento em que incorporou na companhia esse ramo do transporte público.
Em contraponto à fala de Regina, ele disse que as demissões são fruto de um plano voluntário, aprovado pelo Conselho. Para ele, é uma falácia dizer que é possível que se coloquem funcionários públicos de uma hora para outra na rua.