A seguir, os destaques da Sessão Plenária desta quarta-feira (30), da Câmara de Vereadores de Passo Fundo
Grande Expediente
Tchequinho (PSC) tratou de esportes e projetos em andamento no seu atual mandato, destacando as emendas parlamentares recebidas para Passo Fundo. Por vias do deputado federal Bibo Nunes, já foi possível destinar mais de R$ 2,5 milhões para projetos da cidade.
Recursos
Nharam Carvalho (DEM) criticou a atuação de deputados e demais em políticos em geral que apenas aparecem com recursos no momento das eleições. Como as eleições estão próximas, é certo que uma grande quantidade de melhorias estão a caminho. De qualquer forma, pediu atenção para casos assim, sugerindo que a população procure notar quais são aqueles que têm verdadeiro sentimento de dever para com a comunidade. Para especificar um ponto da fala, ele disse que Passo Fundo está precisando de recursos para combater o Covid e não está recebendo amparo do governo estadual.
Obra Fácil
Tchequinho (PSC) pediu agilidade na tramitação do projeto Obra Fácil, que irá facilitar a liberação de obras, sobretudo agilizar trâmites burocráticos, no ramo da construção civil. O que está em discussão na Casa é a recente fala de Eva Lorenzatto (PT), que criticou a pressa com a qual alguns parlamentares querem a aprovação de leis, momento em que pediu mais tempo para analisar a proposição. Tchequinho disse que ele tem compromisso com os pagadores de impostos e com pessoas que fazem a cidade crescer, por isso mais uma vez insistiu na importância de colocar rapidamente o projeto na pauta.
Pedágios
Leandro Rosso (Republicanos) apresentou iniciativas que estão ocorrendo pelo estado do Rio Grande do Sul para evitar a implementação de pedágios (ou a preços justos).
Em Passo Fundo, está em processo de tramitação a criação de comissão para acompanhar essa questão referente ao trecho Passo Fundo-Marau. Rosso lembrou que está marcada audiência pública para o dia 14 de julho.