Novo prédio receberia diversas secretarias que estão espalhadas pela cidade, onerando os cofres públicos. Projeto virou emenda do Plano Plurianual
A vereadora Ada Munaretto (PL) colocou emenda no Projeto de Lei do Plano Plurianual (2022-2025) do Executivo para que o orçamento inclua a construção de um Centro Administrativo para a cidade. Diz a emenda, na justificativa:
“A presente emenda tem por objetivo centralizar e aprimorar o serviço da Prefeitura Municipal de Passo Fundo, além de diminuir custos do Executivo Municipal, já que hoje, muitas das secretarias primordiais para o cidadão estão alocadas em prédios não próprios, onerando o erário público.
A criação de um Centro Administrativo visa facilitar a vida da comunidade como um todo. Tendo em vista as despesas recorrentes com aluguéis em prédios cada vez maiores que são ocupados pelas mais diversas secretarias do município, se faz necessário que se leve em consideração a presente proposta, que melhorará os serviços e diminuirá custos do Poder Público como um todo a médio e longo prazo.”.
A emenda indica um valor de R$ 64,5 milhões para um prédio de 15.000 metros quadrados.
A Lócus tem farta documentação sobre os gastos da Prefeitura de Passo Fundo com aluguéis, incluindo os da atual gestão com os novos imóveis na área da saúde (Secretaria e Farmácia). O gasto também já foi alvo de apontamentos do Tribunal de Contas em julgamentos recentes. Realmente, o valor é significativo e a pergunta é recorrente: Será que não daria para construir algo próprio com estes valores? Provavelmente, sim.
A Prefeitura no Google Earth: espaço para transformações, melhorando os serviços e economizando dinheiro público.
O paço municipal fica em local estratégico, perto do Rio Passo Fundo, e com vasto espaço para transformações. Um bom projeto poderia modernizar a Prefeitura e tirar de vez aquela aparência de canteiro de obras eternamente inacabadas ou garagem da CODEPAS. A ideia é ótima. Não custa sonhar, mas a alteração ficaria ainda melhor com a extensão da Rua Uruguai, para que a mesma passe por dentro da área do município, chegando até a Avenida Brasil, nas proximidades do viaduto do trem. Isso daria opções (que hoje não existem) para quem vem da Petrópolis e precisa deslocar até os hospitais, por exemplo, sem passar pela Avenida em seu pesadíssimo trecho central.
Centro Administrativo – colabore com a ideia
Como tudo está em fase de elaboração, sugestões são bem-vindas. Se você é da área da arquitetura, engenharia ou urbanismo em Passo Fundo, mande sua ideia para o gabinete da vereadora no e-mail ver.ada@cmpf.rs.gov.br.