A seguir, os destaques da Sessão Plenária desta segunda-feira (08), na Câmara de Vereadores de Passo Fundo
Grande Expediente
Renato Tiecher (PSC) destacou a destinação de recursos de suas Emendas Impositivas à saúde e pavimentação. O valor de R$ 212.857 reais à saúde foi dividido entre as Unidades Básicas de Saúde dos Bairros Vila Nova e Santo Antônio da Pedreira, também ao ESF do Bairro Ricci, o que perfaz um valor de pouco mais 70 mil reais para cada uma das Unidades. O mesmo valor foi destinado à revitalização e pavimentação da Rua Maria Angélica Weissheimer, localizada no Loteamento Santa Maria II.
O parlamentar comentou as recentes críticas recebidas pelo Governo do Estado do RS por conta do gasto de R$ 2 milhões para custear passarelas para anfíbios. Num dos vídeos que mais repercutiu nas redes sociais (veja abaixo), inclusive passado pelo parlamentar na tribuna, mostra um rapaz tentando “subir” numa das passarelas, uma tarefa difícil para um homem, imagina para um anfíbio.
Economia Criativa
Aprovado o VETO PARCIAL AO PROJETO DE LEI Nº 46/2021, de autoria do gabinete do vereador Michel Oliveira (PSB), que institui a Política Municipal de Incentivo à Economia Criativa em Passo Fundo. O Veto Parcial do Executivo, conforme o texto, se faz necessário para fins de adequação à Lei Complementar n.º 95/1998, bem como pela existência de um erro formal no artigo 7º, que conta com dois incisos “V”.
Aprovada a MOÇÃO Nº 53/2021, de autoria do gabinete do vereador Tadeu Moraes Trindade (PDT), de apoio à aprovação do Projeto de Lei nº 146/2021, em tramitação na Assembleia Legislativa do RS, que altera a Lei nº 13.821, de 25 de outubro de 2011, que cria o Quadro de Pessoal dos Serviços Auxiliares da Defensoria Pública do Estado, altera seu Quadro de Cargos em Comissão e Funções Gratificadas.
Polícia Civil
Aprovada a MOÇÃO Nº 54/2021, de autoria do gabinete do vereador Gio Krug (PSD), de apoio à nomeação e convocação imediata dos candidatos aprovados no concurso da Polícia Civil do RS, realizado em 2018, com o objetivo de suprir o efetivo da Polícia Civil, hoje deficitária.
Filiação
Ada Munaretto (PL) anunciou a filiação do presidente Jair Bolsonaro ao mesmo partido da vereadora, bastante emocionada com a notícia: “No PL, Presidente, eu tenho certeza que o senhor conseguirá a sua reeleição em 2022. Muito obrigado, Bolsonaro, e parabéns ao PL”, destacou.