Relatórios da rede social mostram que, para emplacar suas narrativas com o público gaúcho, o Rio Grande do Sul gasta muito em publicidade na plataforma
Segundo os relatórios periódicos do próprio facebook, o governo gaúcho gastou, nos últimos 90 dias,R$ 235.043,00 para impulsionar 57 postagens na rede social. É o segundo lugar entre as páginas que mais gastaram, atrás apenas do Brasil Paralelo, com quase R$ 590 mil para 2.081 postagens. O período do relatório é de 16 de dezembro de 2021 a 15 de março de 2022.
Neste valor, não está somado o que foi gasto pelo DETRAN, outros R$ 96.611,00 no mesmo período.
Primeira página do Relatório da Biblioteca de Anúncios da Meta, disponível aqui. Os dados podem variar de acordo com a data da consulta.
O segundo estado que aparece na lista é o Maranhão, em quarto lugar, com R$ 142 mil; e Minas Gerais, bem abaixo, com R$ 89 mil, na décima-terceira posição.
Desde o início do monitoramento (agosto de 2020), o Rio Grande do Sul já gastou R$ 470 mil ou seja, Eduardo Leite concentrou 50% dos anúncios nos últimos 90 dias.
Gasto pode ser maior
Existe um emaranhado de empresas de publicidade contratadas e diversos órgãos estatais que podem ser potenciais anunciantes no Facebook através de outros nomes (aqui estão apenas identificados como Governo RS – Secretaria de Comunicação e Detran/RS). Sendo assim, não é impossível a existência de outros valores: o gasto, portanto, ser ainda maior.
O Facebook vem apertando o certo ao pagamento de anúncios e impulsionamento de posts com fins políticos, exigindo cadastro dos responsáveis. Tal atitude visa limitar ou controlar manipulação através das redes, especialmente através de anonimato.
Onde foi gasto
O governo gaúcho gastou este dinheiro todo em 2022 – um ano eleitoral que está apenas começando – principalmente em duas postagens iniciadas, entre 17 e 30 de dezembro de 2021, para divulgar o programa “Avançar RS”, gastando cerca de R$ 60 mil em cada uma.
Telefone de empresa consta como responsável
Em um dos anúncios do Governo RS, o Facebook aponta que o órgão responsável pela peça é a Secretaria de Comunicação, CNPJ 32.639.070/0001-80 e telefone 51 99699-5899. Este mesmo número aparece no cadastro da empresa Top Spin Comunicação Digital (aberta em 2017 e atualmente inapta), que pertence a Guilherme Hamm, jornalista do Governo RS que recentemente acompanhou o governador em sua viagem aos Estados Unidos. Pode ser apenas um erro ingênuo o cadastro de um telefone que hoje pode ser pessoal e antes da antiga PJ de um jornalista, mas não é de bom tom em algo governamental que lida com considerável quantia de dinheiro público.
Diário Oficial do RS: afastamento para viagem do servidor Guilherme Hamm em março de 2022.
É bom ficar de olho
O cidadão deve acompanhar as cenas dos próximos capítulos nesta relação entre Eduardo Leite e Mark Zuckerberg, para divulgação de façanhas gaúchas em ano eleitoral. No próximo mês, veremos se o montante continuou o mesmo ou se ainda mais foi gasto. E mais importante que o dinheiro é a informação e como ela será usada pelos envolvidos com acesso detalhado aos relatórios internos de publicidade. Saber como cada região do estado responde a determinadas informações, com maior ou menor número de reações, trechos mais assistidos dos vídeos e outras infos valem ouro na mão de marqueteiros.