Passo Fundo

Regina, sobre a atual gestão municipal: “Discurso não paga as contas no final do mês”

Publicado

on

A seguir, os destaques da Sessão Plenária desta quarta-feira (16), da Câmara de Vereadores de Passo Fundo

Grande Expediente

Rafael Colussi (DEM) prestou homenagem ao empresário Adalberto Favero, popularmente conhecido como o Alemão das Chaves, e ao Convidas: “A Câmara tem esse papel de reconhecer o trabalho que a comunidade realiza”.

Adalberto Favero, aos quatorze anos de idade, iniciou em seu primeiro emprego como ajudante de chaveiro, após dez anos, em 1980, abriu seu próprio negócio como chaveiro, profissão na qual atua há 52 anos com sua Kombi, na Praça Tamandaré.

O vereador também destacou o trabalho da Associação para Conservação da Vida Silvestre (Convidas), criada em meados de 2004, com a finalidade de realizar o projeto de conservação de espécies silvestres vítimas de acidentes naturais ou de maus tratos, chamado PRIMAVES – Centro de Acolhimento de Primatas e Aves, instalado no distrito de Bela Vista.

Reajuste dos servidores municipais

Regina dos Santos (PDT) mencionou o início das tratativas de negociação do reajuste do salário dos servidores municipais. O reajuste oferecido pelo Município (4%) ficou muito abaixo não só das expectativas, mas também do proposto pela lei orçamentária, de acordo com a parlamentar. Para ela, no atual momento inflacionário, a proposta está aquém do esperado: “Isso parece uma afronta aos servidores municipais […] e, no atual momento, não está faltando dinheiro para o Município“.

Uso de máscaras

Na Sessão de segunda (13), o prefeito Pedro Almeida havia publicado decreto retirando a obrigatoriedade do uso das máscaras. Ada (PSL) comentou que, após a leitura, percebeu que o decreto retirava a obrigatoriedade apenas em lugares públicos abertos, o que para ela é um absurdo. “Fui pega de surpresa, pois nunca usei máscara em lugares públicos abertos”, destacou. Para a vereadora, está mais do que na hora de a atual gestão se posicionar sobre o assunto e a flexibilizar o uso das máscaras.

Leia também: Pedro Almeida decide colocar na conta de Bolsonaro a história das máscaras

Regimento Interno

Foi realizada em Plenário a segunda discussão, seguida de votação, do Projeto de Resolução nº 16/2021, de autoria da Mesa Diretora, que modifica a redação, revoga e inclui dispositivos no Regimento Interno da Câmara Municipal de Vereadores de Passo Fundo. Após novo debate em Plenário, os parlamentares aprovaram as modificações apresentadas pela Comissão Especial criada para realizar a atualização do Regimento. Ao todo, foram elaboradas e apresentadas um total de 34 emendas modificativas, aditivas e supressivas, que foram implementadas no documento.

Pauta

Nove novas proposições foram discutidas em Plenário, sendo três Projetos de Lei (PL) em Primeira Discussão, além de mais cinco PLs e um Projeto de Resolução em Segunda Discussão Prévia, com temas de interesse da comunidade como saúde, violência doméstica, transporte, cuidados à pessoa idosa, causa animal, entre outros.

Vídeo da Sessão Plenária

Mais Acessados

Sair da versão mobile