Julinho da Moradia tomou posse nesta segunda-feira (04), dando início a uma rotatividade mensal, que será dividida entre os três primeiros suplentes do Partido dos Trabalhadores, no lugar da vereadora Eva Lorenzato (PT), por um período de 3 meses. A seguir, os destaques da Sessão Plenária desta segunda-feira (04), na Câmara de Vereadores de Passo Fundo
Mudanças na Casa
Popularmente conhecido como Julinho da Moradia (PT), tomou posse no lugar da vereadora Eva Lorenzato (PT), que se licenciou pelo período de três meses.
Conforme resolução interna do Partido dos Trabalhadores, os três suplentes que obtiveram mais de 500 votos, ocuparão o cargo, pelo período de um mês cada um, respeitando a ordem de votação, sendo que o primeiro será Julinho da Moradia, que somou 521 votos, o segundo Neri Gomes, que fez 510 votos e o terceiro Israel Kujawa que conquistou 507 votos.
Morador de uma ocupação no Bairro Bom Jesus, foi presidente da Associação de Moradores em várias oportunidades e integra o Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) desde 2000, tendo sido delegado no Conselho Nacional das Cidades por cinco vezes.
Grande Expediente
Wilson Lill (PSB) abordou 3 temas durante seu Grande Expediente: a defesa causa autista, Frente Parlamentar Mista em Defesa do Trânsito Seguro e recursos hídricos.
Apoia desde 1996 a causa autista, quando conheceu um menino autista e se interessou pelo tema, lembrando que o mês de abril é dedicado a reflexão sobre tema. Deu destaque aos 23 anos da Associação dos Amigos da Criança Autista de Passo Fundo (AUMA), completados em 02 de abril, entidade que advoga a defesa dos interesses e direitos dos autistas.
Sobre a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Trânsito Seguro, que é presidida por Lill, foi reativada no ano passado, e pretende criar o Estatuto do Pedestre, de autoria coletiva.
Acerca dos recursos hídricos, informou que, a partir de reunião com Agenda 21 local e o Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (GESP), irá propor um Projeto de Resolução para a criação da Frente Parlamentar dos Recursos Hídricos na Câmara. Com isso, quer ampliar o debate do tema com a comunidade passo-fundense.
Agenda legislativa
No Expediente, 25 proposições, entre Indicações, Moções, Requerimentos e Pedidos de Providências, a maioria referente a melhorias, atendendo a demandas da população. Nenhum projeto foi votado durante esta Sessão.