Passo Fundo

Veja as falhas do asfalto na Avenida Brasil ao longo dos anos no Google Street View

Publicado

on

A ferramenta Street View completou 15 anos com novos recursos. Entre eles, um que vai tirar o sono dos prefeitos

O Street View, projeto do Google que colocou câmeras em veículos e fez um mapeamento fotográfico de diversas cidades pelo mundo, completou 15 anos. Para comemorar a data, a empresa lançou novas possibilidades, como uma “máquina do tempo”, para que o usuário possa viajar nas ruas desde o início da coleta de dados, agora também pelos celulares.

Quanto mais importante a cidade, mais passagens os veículos do Google realizam durante o ano. Em Passo Fundo, as fotografias começaram em 2011 e foram atualizadas (para as ruas principais) 4 vezes.

Carro do Google em Passo Fundo, no ano de 2011, abastecendo no antigo posto Shell da Av. Brasil com Saldanha Marinho. Foto: Arquivo Lócus.

A história do asfalto

Com a atualização, o cidadão passo-fundense pode voltar no passado recente. É possível verificar nas imagens até mesmo a diferença das condições do asfalto da Avenida Brasil. Perto do cruzamento com a Chicuta, as condições de 2021 são piores, mesmo sendo o chamado “asfalto novo” da prefeitura.

 

No computador, as imagens do arquivo podem ser vistas clicando no “relógio” no canto superior esquerdo do Google Maps. No celular, no aplicativo Street View, basta tocar na imagem em qualquer lugar e procurar por “mais datas” na janela que sobe. Esta segunda opção será liberada aos poucos para os usuários.

Novidade que vai tirar o sono dos prefeitos

Ver o passado no Google Maps não é novidade, mas a nova câmera que será usada nos carros da empresa terá equipamentos avançados e sensores LiDAR. Além da imagem em todas as direções, um feixe de laser mede a profundidade de tudo que está ao redor, incluindo os buracos das ruas. Sim, teremos um mapa com todos os buracos da cidade, disponível no celular e atualizado a cada nova visita do Google. Ou nem isso, já que parceiros (empresas selecionadas pelo Google) também poderão instalar a câmera em seus carros e atualizar de forma constante a situação das ruas e avenidas.

É a tecnologia (privada) ajudando o cidadão e dando trabalho para políticos que são ruins de gestão. E nem vamos falar das empresas do ramo de saneamento.

Mais Acessados

Sair da versão mobile