A proposta foi uma iniciativa do vereador Neri Gomes (PT), através de requerimento aprovado por UNANIMIDADE pelos demais parlamentares
Quando a Lócus publicou a matéria “O dia em que Passo Fundo fechou as portas para corrupção“, poucos estavam cientes de que a vinda de Lula à Passo Fundo estava sendo organizada em parceria com a UFFS de Passo Fundo. Na matéria, havia uma nota do corpo discente da Universidade reiterando que 93% dos alunos questionados eram contrários à realização do evento no campus. Não precisamos relembrar que passo-fundenses fecharam as portas da cidade, impedindo a entrada da Caravana Lula.
Três dias depois, a instituição publica vídeo “Na UFFS de Passo Fundo (RS), o filho do pobre vira doutor”. No entanto, a tal “filha de pobre” do vídeo é filha de ex-prefeito, o que acaba minguando o efeito desejado. Também publicamos uma matéria a respeito do assunto (UFFS: é correto unir ensino e política?).
Na matéria, pontuamos:
O ensino de medicina da UFFS é voltado para movimentos sociais, assistência governamental do SUS e laços com a comunidade. A instituição tem relações com o MST através de eventos com lideranças e pessoas que habitam nesta mesma esfera da esquerda. Vai além: existe um grupo de pesquisa chamado Anticapitalismos e Sociabilidades Emergentes (Gpase), que combina pesquisa científica com ativismo político e social. O grupo atua em cooperação com acadêmicos de diversos países da América Latina, incluindo Cuba.
É constrangedor o vínculo que há entre ensino e política. O caso da UFFS com a vinda de Lula abriu os olhos da comunidade, que duramente criticou os vínculos diplomáticos com o ex-presidente. O ideal é que a Unidade concentre-se na medicina, pois a saúde deve estar acima de qualquer interesse político.
Passados alguns poucos anos, a Câmara de Vereadores de Passo Fundo decide esquecer toda essa parafernália comunopetista, prestando as devidas homenagens aos 10 anos da instituição. A Sessão Solene foi realizada no início da noite do dia 24 de maio, no Plenário Sete de Agosto. A proposta foi uma iniciativa do vereador Neri Gomes (PT), através de requerimento aprovado por UNANIMIDADE pelos demais parlamentares.
Antes de sair, Neri consegue homenagem para centro de ensino petista. Na UFFS Passo Fundo, filho de pobre vira doutor. Na Câmara, o petismo, indiretamente, é laureado.